quinta-feira, 14 de abril de 2011

METODOLOGIA

FILOSOFIA EDUCACIONAL
    Contamos com uma comunidade docente e discente de várias denominações, que trazem uma grande variedade de experiências profissionais e eclesiásticas. Através do poder de Deus, temos experimentado, dentro e fora da sala de aula, um convívio de amizade e respeito mútuos, que fazem da FATEF uma grande família. Almejamos um ensino integral e aplicado, com equilíbrio entre um alto padrão acadêmico, oportunidades de desenvolver habilidades práticas e um amadurecimento espiritual e emocional. Assim, promovemos um ambiente de aprendizagem sólida, com diálogo, que permite o desenvolvimento de convicções despertadas por um saber científico-teológico, apropriadas para quem se prepara para o ministério transcultural.

1. Metodologia de Módulos

    O aluno regular cursará os módulos previstos por semestre, seguindo o calendário escolar. Cada módulo geralmente tem a duração de dois meses, com aulas uma vez por semana no período da noite ou um sábado por mês nos turnos da manhã e tarde, nos quais o aluno concentrará seu tempo de estudo numa única disciplina, abrangendo horas-aula, trabalhos extra-classe e leituras previamente solicitadas. A data para a entrega de todas as tarefas exigidas em cada matéria coincide com o término de cada módulo. Além das aulas dos módulos, são oferecidas aos alunos aulas de disciplinas chamadas de “eletivas”, complementando a sua carga-horária.

    Trabalhamos nesse sistema onde constatamos muitas vantagens. Torna os estudos mais fáceis, mais atraentes e mais produtivos, visto que o aluno se concentra em duas disciplinas por vez. Isso possibilita a pesquisa direcionada e evita o acúmulo de tarefas do final do semestre. As aulas são ministradas por nosso corpo docente residente e por professores convidados, especialistas em cada área.

2. Períodos Intensivos

    Os alunos matriculados no curso de pós-graduação (Especialização ou Mestrado) normalmente poderão assistir as aulas em períodos intensivos (um sábado no mês ou uma vez por semana), e assim completam as disciplinas exigidas no semestre letivo, já que o curso todo tem duração de seis meses, sendo que os dois últimos meses poderão ser dedicados para outras tarefas, como leituras, ensaios, pesquisas etc., além do preparo da monografia.

3. Carga Horária e Crédito Acadêmico

    Os padrões de carga horária e créditos acadêmicos utilizados pela FATEF estão no Manual de Reconhecimento da AETAL (Associação Evangélica de Educação Teológica na América Latina), onde para cada hora-aula, nos cursos em nível de pós-graduação, o professor exigirá um mínimo de duas horas de estudo, pesquisa, leituras e trabalhos escritos.

4. Duração dos Cursos

    Ao Final do Curso, depois de cinco semestres de estudos para o curso de Bacharel em Teologia, cinco meses para os alunos dos cursos de Especialização “Lato Sensu”, seis meses para o curso de Mestrado “Strictu Sensu” e livre para o curso de Doutorado, os alunos recebem o Certificado de Conclusão - Diploma, e se realiza a cerimônia de Formatura, em lugar e data pré-estabelecida.

Nenhum comentário: